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Use Marketing para Acertar o Público-Alvo

Todas as pessoas do mundo são seus potenciais clientes? A não ser que você venda oxigênio é possível que exista um equívoco. Por conta disso uma ferramenta simples de Marketing pode ajudar todo o seu negócio a não desperdiçar dinheiro ofertando produtos a pessoas que estão buscando outras soluções. A Segmentação de Mercado.

Talvez existam 25 mil pessoas a sua volta, num raio de 5 ou 6 quilômetros, com poder de compra para adquirir bens e serviços, mas eu não me surpreenderia se apenas 60 ou 90 dessas mesmas pessoas sejam possíveis clientes da sua empresa. Isso acontece porquê existem milhares de fatores que podem distanciar o interesse do consumidor de um produto. Entre todas as ferramentas que irão te aproximar do entendimento do público-alvo deve-se começar pela segmentação de mercado. Desta forma será possível determinar fatores como faixa de idade, grau de utilização e a região que se encontra seu cliente.

Inicialmente vamos entender dois termos importantes para compreensão da ferramenta.

Segmento: É o ramo de atuação de um produto. Por exemplo, qual o ramo de atuação dos computadores? A resposta é o segmento de Tecnologia.

Segmentação: Este se trata da diversidade de produtos de um segmento. Neste caso basta inverter a lógica. Quais os produtos ofertados pelo segmento tecnológico? Então a resposta será o segmento de tecnologia oferta produtos e serviços como computadores, máquinas, smartphones, etc. Então produzir computadores ou smartphones é uma segmentação que está dentro do segmento de Tecnologia.

Agora que está exemplificada a importância de segmento e segmentação você pode aplicar este modelo ao seu negócio. Faça um teste agora mesmo, depois iremos para a próxima etapa. Entender os diferentes modos de segmentar o seu produto para encontrar o seu cliente.

A imagem abaixo abordará as diferentes formas de segmentação. Enquanto você conhece cada uma delas tente enquadrar seu produto nos exemplos. Ao final você terá uma segmentação completa e original.

Este modelo é importante para muitas reflexões de estudo do consumidor. Muitos outros fatores culturais e sociais, como crenças, hábitos, costumes e percepções podem enriquecer a análise, porém esse é um excelente começo. Caso haja possibilidade, uma pesquisa de mercado para extrair é muito útil para desenvolver uma segmentação mais assertiva, mas obtendo os dados iniciais é mais simples alcançar o restante. Boa análise!

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