All for Joomla All for Webmasters

Qual a atuação de um Neuropsicopedagogo

Você tem interesse em neuropsicopedagogia, mas está em dúvida sobre o que exatamente o profissional da área faz? Vamos te ajudar.

A Neuropsicopedagogia é uma área ainda recente e por seu perfil transdiciplinar muitas pessoas ainda tem dúvidas do que exatamente faz um neuropsicopedagogo. Ao fazer uma especialização em Neuropsicopedagogia, no que poderão atuar?

Para entender a atuação do neuropsicopedagogo é importante entender que esta área estuda a neurociência e o funcionamento do cérebro, porém com foco no que diz respeto à educação e ao processo de ensino aprendizagem, para que possa aplicar este conhecimento no desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias de ensino.

A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) divide a atuação do Neuropsicopedagogo em duas área, a institucional e a clínica.

Como a avaliação neuropsicopedagogica pode ajudar o aluno com dificuldade

A atuação institucional acontece unicamente em ambientes ecolares e instituições de atendimento coletivo. Segundo a SBNPp “fará parte da equipe técnica-pedagógica e do corpo de professores visando à construção de projetos de trabalho nas áreas de conhecimento formal; na orientação de estudos; e na prevenção da qualidade de vida por meio de campanhas internas relacionadas à saúde, à educação e ao lazer” e em instituições do terceiro setor com atuações relacionadas às dificuldades de aprendizagem, o neurupsicopedagogo irá atuar “em equipe multidisciplinar, fazendo triagens para encaminhamentos aos profissionais da saúde quando necessários; inserindo as crianças e/ou adolescentes em oficinas pedagógicas; e acompanhando o desempenho desses no projeto e na escola”.

A SBNPp diz que a atuação do neuropsicopedagogo na área institucional deve contemplar:
a) Observação, identificação e análise do ambiente escolar nas questões relacionadas ao desenvolvimento humano do aluno nas áreas motoras, cognitivas e comportamentais;
b) Criação de estratégias que viabilizem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem do aluno;
c) Encaminhamento do aluno a outros profissionais quando o caso for de outra área de atuação/especialização.

Já o neuropsicopedagogo clínico atua com equipes multiprofissional em clínicas e consultórios, podendo também atuar em postos de saúde e terceiro setor, realizando avaliação e intervenção neuropsicopedagogica com crianças que possuem dificuldades de aprendizagem.

 

Leia Também: O que você precisa saber no momento de escolher um curso de Neuropsicopedagogia

 

Segundo o SBNPp, na avaliação neuropsicopedagógica clínica “o Neuropsicopedagogo clínico, além de aplicar testes e escalas padronizadas para a população brasileira, utiliza a observação clínica, lúdica, e do material escolar para a elaboração da hipótese diagnóstica. O contato com a escola, com a família, com demais membros que residem com o sujeito; e com os demais profissionais que atuam no caso, torna-se relevante para a compreensão do quadro e do projeto de intervenção.”

Neste link da SBNPp estão mais informações sobre o assunto: http://www.sbnpp.com.br/neuropsicopedagogo-institucional-e-clinico-artigo-comentado-art-29-do-codigo-de-etica-tecnico-profissional/

Por tanto, o profissional em neuropsicopedagogia institucional por atuar em instituições de ensino, analisando o ambiente educacional e os alunos de forma coletiva, atuando junto a equipe tecnico-pedagógica para a proposta de ações pedagógicas. E o neuropsicopedagogo clínico irá atuar com uma equipe multiprofissional para atender individualmente crianças com dificuldade na escola, fazendo diagnósticos e propondo intervenções que ajudem a criança.

Sabendo a atuação de cada área da neuropsicopedagogia você consegue ter mais segurança quando for se aprofundar no assunto e pensar em uma especialização nesta área que está crescendo e trazendo novas oportunidades.

Leia Também: Como identificar as dificuldades de aprendizagem dos seus alunos

39 Comentários

  1. Vanessa disse:

    Boa tarde. A múmia dúvida é: professor de português pode fazer neuropsicopedagogia e atuar em clínicas, consultórios e em postos de saúde? Ou não? Ou só quem pode fazer isso é psicólogo ou psicopedagogo, somente?

    • Rafael Amorim disse:

      Olá Vanessa, tudo bem?
      Professor de português pode sim fazer neuropsicopedagogia e atuar em clínicas e cunsultórios multidisciplinares, assim como em postos de saúde. Desde que tenha feito a pós-graduação em Neuropsicopedagogia com a habilitação correta.

    • Especialista Alessandro disse:

      Olá, o correto seria primeiro cursar uma pós em Psicopedagogia.

  2. Andréia disse:

    Boa noite.. Terminando minha pós em neuropsicopedagogia e preciso de um tema para o tcc. Alguém pra me ajudar por favor. obrigada.

  3. Amanda disse:

    Boa noite! O neuropsicopedagogo pode atuar no Atendimento Educacional Especializado, salas de recursos multifuncionais, ou como professor de apoio? Deve ser analisada a grade curricular do curso, verificando se no conteúdo constam matérias direcionadas a ed. inclusiva, ou de educação especial? Desde ja agradeço.

    • Rafael Amorim disse:

      Olá Amanda, tudo bem?
      O neuropsicopedagogo não pode atuar no Atendimento Educacional Especializado. Ele pode atuar em escola de forma institucional, mas é diferente do AEE. Apesar do curso de neuropsicopedagogia abordar a educação especial e inclusão escolar, não há muito foco na sala de recursos multifuncionais.

  4. Jamillys disse:

    Boa noite!

    É necessário que a especialização contenha o mínimo de quantas horas para ser reconhecida?

  5. Juliana Jesus disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se o profissional de neuropsicopedagogia institucional e clínica pode abrir consultório.

  6. JULIANA LEITE FREITAS disse:

    Bom dia .
    Me chamo Juliana e sou professora de português/inglês de formação e fiz uma pós graduação em neuropsicopedagoggia clínica, institucional e hospitalar e sou registrada pela Sbnpp e gostaria de saber se posso abrir o meu consultório para atendimentos em Neuropsicipedagoga?? Obrigada. Aguardo contato.

  7. Shirlane dos Santos disse:

    Bom dia!
    Como identificar uma habilitação correta para atuar em clínicas, consultórios e postos de saúde? Estou cursando pós em Neuropsicopedagogia é gostaria de um norte, para já ir providenciando uma carreira.

  8. Marcia disse:

    Bom dia! Estou cursando Neuropsicopedagogia, cuja titulação será “Especialista em neuropsicopedagogia”, e também em andamento a especialização em Psicopedagogia clínica. Com estas duas especializações poderei clinicar? Poderei também fazer parte da SBNPp?

  9. Stefany Pimenta disse:

    Sou pedagoga e Estou me formando agora em neuro psicopedagogia clinica e institucional ,Eu posso montar uma sala de atendimento?

  10. Tayane Chrystine Chola disse:

    Gostaria de saber as melhores faculdades para estudar a área de neuropsicopedagogia

  11. Nice disse:

    Sou assistente social e tenho pós graduação em neuropsicopedagogia Clínica e institucional,posso trabalhar em escolas em salas de AEE? Ou tenho que ser graduada pedagogia?

  12. Geovanina muraro disse:

    Estou terminando minha pós em neuropsicopedagogia institucional e inclusiva.
    Então quer dizer que não posso atuar em uma clínica com outros especialistas em psicopedagogia e pedagogia?
    Tenho cursar a clínica?

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Geovanina, sim. Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia é necessário ter Pós-graduação em Neuropsicopedagogia clinica.

  13. Ana Cláudia Batista Costa disse:

    Ola Boa tarde,
    Gostaria de saber se para abrir um consultório depois de concluído a Pós, o que é necessário ter para que eu possa atuar na área?

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Ana, para abrir um consultório é necessário ser formada em Neuropsicopedagogia Clinica. Quanto ao que pede a legislação, a melhor fonte a ser consultada é a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.

  14. ARLETE disse:

    Sou psicanalista e conclui a pos em NEUROPSICOPEDAGOGIA.

    POSSO ATUAR NO CONSULTORIO DE PSICANALISE, COMO NEUROPSICOPEDAGOGA?
    POSSO TER CARIMBO? SE SIM QUEM FORNECE O NUMERO?
    SOBRE ATENDER COM PLANO. E POSSIVEL?

  15. Jose disse:

    Pode nos tirar uma duvida…
    Qualquer profissional com graduação pode fazer essa pós graduação, e atender em clínicas e escolas???
    No caso a minha pergunta é pra quem quer mudar de área ou ter dupla jornada!!!

  16. ANA LIDIA DA CRUZ CERQUEIRA disse:

    Olá gostaria de recomendação de Universidade no curso de Neuropsicopedagogia.

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Ana, Nós somos um Instituto de Educação de São Paulo que oferece a pós-graduação de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.
      No dia 18 de Maio teremos uma aula da Pós-graduação. Entre em contato conosco para participar.
      Tel: 11 2084-8433
      Whatsapp: 98568-3726
      Email: [email protected]

    • Geni disse:

      Olá ,Ana Lídia da Cruz, vc conseguiu saber sobre as faculdades??

  17. Valquiria disse:

    Sou Valquiria estava em dúvida quanto essa especialização quero fazer neuropsicopedadgogia educacional porque já tenho pedagogia posso me especializar?

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Valquiria. Qualquer pessoa que tenha uma graduação pode realizar esta Pós-Graduação.
      No próximo semestre teremos uma aula aberta da nossa Pós-graduação de Neuropsicopedagogia, onde você poderá tirar dúvidas diretamente com a professora do curso.
      Entre em contato conosco para participar.
      Tel: 11 2084-8433
      Whatsapp: 98568-3726
      Email: [email protected]

  18. Iara disse:

    olá! Estou pensando em iniciar uma pós graduação em neuropsicopedagogia , educação especial e inclusiva, com essa pós graduação posso ser professora de apoio? ( Sou formada em licenciatura em biologia)

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Iara. Pela pós escolhida é possível que você possa atuar como professora de apoio. Porém tudo depende do Edital da escola que você irá tentar.

  19. Juliana disse:

    Olá ! Queria saber qual a diferença entre neuropsicopedagogia e neuropedagogia .

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Juliana, basicamente a Neuropsicopedagogia é a união da Neurociências com a Psicologia para enriquecer a Pedagogia. E a Neuropedagogia é a incrementação apenas da neurociência na pedagogia.

  20. Sarah disse:

    Estou fazendo um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em NEUROPSICOPEDAGOGIA com carga horaria de 600h. vou poder clinicar?

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Sarah, se na descrição da sua Pós-graduação estiver especificando que é especialização clinica, então sim. Por exemplo, a nossa Pós-graduação é Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, ou seja, está especificado que o aluno pode atuar tanto na clinica quanto institucional.

  21. Rosemeire disse:

    Haverá nova turma para o 2°semestre de 2019? Gostaria de maiores informações inclusive valores.

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Rosemeire, haverá nova turma para o segundo semestre. Inclusive estamos com uma promoção para os matriculados em Neuropsicopedagogia até o dia 20 de Julho.
      Se você deseja participar, ou saber mais a respeito do curso entre em contato conosco pelo Tel: 11 2084-8433 ou Whatsapp: 11 98568-3726 ou Email: [email protected].

  22. jeovana disse:

    olá, sou formada em fisioterapia e gostaria de saber se eu posso fazer neuropsicopedagogia trabalho em uma APAE e achei muito interessante para mim, ia ajudar muito no desenvolvimento de motricidade fina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *