All for Joomla All for Webmasters

Quais são os cargos de gestão escolar?

Você é professor e está pensando em assumir um cargo de gestão, mas não tem certeza qual deles mais se encaixa e o que faz cada um? Então este texto irá te ajudar.

Por falta de informação, muitos gestores ocupam o cargo sem saber a variedade de atuação e direitos e deveres dentro da área; a consequência disso é a falta de preparo profissional e até mesmo, frustração pela realidade ser diferente do planejado.

A melhor forma de se prevenir e fazer a escolha certa na área de atuação é saber as opções que o cargo de gestão escolar oferece, tais como:

Diretor – responsável por uma série de funções, tanto de natureza administrativa quanto pedagógica. Entre as suas responsabilidades principais estão: Gerenciar os aspectos materiais e financeiros da escola, orientar uma boa relação entre os profissionais da educação que atuam na escola, auxiliar a relação escola-comunidade, e manter um processo de comunicação claro e aberto entre os membros da escola;

Coordenador Pedagógico – auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas aulas. Busca alternativas junto aos professores para trabalhar os conteúdos propostos de forma mais efetiva e que possa atingir os alunos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem;

Orientador Educacional – estende seu trabalho a todos os alunos, orientando-os em seus estudos, com o objetivo de que os mesmos sejam bem-sucedidos. Faz parte da função de orientador educacional: Auxiliar o educando quanto a seu auto-conhecimento, estudos acadêmicos e saúde emocional, trabalhar para estabelecer na escola um ambiente de cooperação, aprendizagem e confiança, procurar trazer a família para participar de maneira eficiente e positiva na vida do educando, etc.

Não quer continuar na sala de aula? Saiba as outras oportunidades na área da educação

Após conhecer os cargos e as diferenças entre eles, você pode se qualificar e escolher o cargo de atuação que melhor reflete suas ambições e desafios profissionais. Independente do cargo escolhido, um gestor é uma figura central de supra importância no cenário da educação, e seu papel ao ser executado com maestria, reflete em alunos, corpo docente e comunidade unida e empenhada em prol da educação.

Conheça o Professor Brasileiro Indicado ao “Nobel da Educação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *