All for Joomla All for Webmasters

Entendas as Inteligências Múltiplas

 

A neurofisiologia nos ajuda a conhecer o encéfalo e seu desenvolvimento, fazendo-nos entender seu modo de funcionamento. Dentro destes parâmetros há o estudo das inteligências múltiplas.

Inteligência, nada mais é que a aptidão de entender, compreender, conhecer. Elas são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. Embora haja todas estas competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver todos os tipos de inteligência.

A Teoria das Inteligências Múltiplas foi criada pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, na década de 1980. Para Gardner, o teste de Q.I não poderia servir como base para mensurar e definir se uma pessoa é inteligente ou não. Segundo o pesquisador, possuímos tipos de inteligências diferentes, algumas desenvolvidas e outras não. Gardner ainda afirma que estas inteligências se apresentam de duas formas: algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.

 

 

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA (inteligência de palavras): não só se refere à capacidade de comunicação oral, mas a outras formas de comunicação. Está ligada diretamente o domínio da linguagem e da expressão. Atribuí a ela as linguísticas gestual, corporal e demais tipos de comunicação.

 

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA (inteligência de números e raciocínio): ligada à capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos, pode-se dizer que sua essência é a habilidade e capacidade de criar e entender padrões, além de realizar sistematizações. A velocidade para resolver problemas é o indicador determinante.

 

INTELIGÊNCIA ESPACIAL (inteligência de imagens): está relacionada as habilidades para criar imagens mentais, desenhar e identificar detalhes, além de uma afeição pessoal de estética. Aqui temos a capacidade de elaborar espaços complexos dentro da mente e os manipular em qualquer perspectiva.

 

INTELIGÊNCIA MUSICAL (inteligência de som): refere-se as áreas do cérebro executam funções relacionadas ao desempenho e à composição da música. A pessoa possui uma sensibilidade para reconhecer notas musicais provenientes de qualquer tipo de objeto.

 

INTELIGÊNCIA CORPORAL E CINESTÉSICA (inteligência corporal): é utilizada para expressar sentimentos através do corpo. Fazem parte deste grupo: dançarinos, atores, atletas e até mesmo cirurgiões e artistas plásticos, pois todos eles precisam usar racionalmente as suas capacidades físicas.

 

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL (auto inteligência): nos permite compreender e ter um controle interno. Trata-se de pessoas que desenvolveram um alto nível de autoconhecimento, conseguindo compreender todas as suas emoções mais profundas em seu interior, quais são seus valores e os ideais e o que os motiva a seguir com os objetivos traçados.

 

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL (inteligência de pessoas): É uma inteligência que nos possibilita interpretar palavras, gestos, objetivos e metas subentendidos em cada discurso. É o famoso modo de ler nas entrelinhas o que a pessoa quer dizer, mas não consegue expressar em palavras.

 

INTELIGÊNCIA NATURALISTA (inteligência de natureza): Detecta, diferencia e categoriza as questões relacionadas com a natureza, como espécies animais e vegetais ou fenômenos relacionados ao clima, geografia ou fenômenos naturais. A inteligência naturalística funciona como uma ligação forte entre o indivíduo e o meio ambiente.

 

INTELIGÊNCIA EXISTENCIALISTA (inteligência de vida): Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência.

2 Comentários

  1. Andrea disse:

    Qual ou quais graduações são obrigatoriamente necessárias para que se possa fazer a pós graduação em neuropsicopedagogia??????

    • Caique Nascimento disse:

      Olá Andrea, para cursar Neuropsicopedagogia não é necessária graduação especifica. Muitas alunas são pedagogas, algumas psicólogas. Porém a Pós é aberta a todas as pessoas que já tenham uma graduação e desejam aprender sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *