All for Joomla All for Webmasters

Dicas para entrevistar e contratar a pessoa ideal

 

Uma das muitas dificuldades para o novo empreendedor é encontrar a pessoa ideal para colaborar no seu projeto. Escolher entre os candidatos recrutados aquele que se revela mais qualificado para ocupar o cargo não é tão simples, por conta disso existem profissionais especializados em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, porém inicialmente essa função será totalmente sua. Tudo bem, estamos aqui para te ajudar com esse processo mesmo não sendo sua especialidade.

A tarefa do RH pode ser por muitos menosprezada, porém já parou para pensar que a finalidade dos gestores de pessoas é integrar e compatibilizar os pensamentos e objetivos de todas as áreas da empresa? Nesse momento você é responsável não apenas por contratar um membro novo para equipe, mas sim por escolher os recursos que otimizarão os resultados finais da empresa e da qualidade de talentos que compõe seu serviço. Mas aí vão os passos necessários para você se dar bem no processo.

 

 

Este é o momento de divulgar a sua vaga para atrair o maior número de pessoas para seleção. Diferente do que alguns pensam, 10 ou 15 pessoas podem não ser suficientes. Quanto maior o número de candidatos, mais assertiva será a escolha do contratado.

Abaixo uma pequena lista de atividades essenciais ao recrutador:

– Requisição das Vagas (Vagas Disponíveis)

– Levantamento do perfil (O Colaborar(a) ideal à vaga)

– Tipo de Recrutamento (Interno ou Externo)

– Consulta dos Currículos já disponíveis.

– Escolha dos Canais de Divulgação (Site de empregos, Mídias Sociais, Prospectores Especializados)

– Recebimento dos Currículos (Pessoalmente, Pelo site, Via e-mail)

– Análise de Eficácia dos Canais (Qual canal de divulgação é ideal para esta vaga?)

Algumas dicas, técnicas e fontes de recrutamento

– Apresentação de Candidatos pelos Funcionários

– Quadro de Avisos

– Contatos com Escolas e Universidades

– Sistema Nacional de Empregos

– Agências de Empregos

– Internet (Sites de Emprego, Seu Site)

– Consultorias em R&S (Recrutamento e Seleção)

Agora vamos falar de algumas técnicas para coletar informações durante a seleção. É importante se atentar a todo comportamento para esse processo enriquecer as informações sobre o candidato.

Testes Individuais: Esse teste é mais simples, algo como redigir um texto, um e-mail, ou qualquer outra tarefa pertinente ao trabalho.

Dinâmica: A dinâmica é o momento ideal para analisar reações e comportamentos dos candidatos em trabalhos coletivos. Existem muitos modelos na internet, procure algum, ou desenvolva um que tenha relação com as atividades da vaga.

Entrevista Estruturada: Leva esse nome por se tratar realmente de perguntas relevantes e obrigatórias que você deve ter registradas. Imagine entrevistar alguém muito bom, mas esquecer de fazer uma pergunta extremamente importante?

Entrevista Não Estruturada / Aberta: Desta vez você pode ser mais leve e perguntar de acordo com as informações coletadas na fala do seu candidato. São perguntas que não precisam exatamente de respostas diretas, como “sim” ou “não”. São importantes para fazer o candidato relaxar e falar menos formalmente, além de serem mais espontâneas por serem baseadas na fala do candidato.

Essas foram algumas dicas inicias para lhe permitir aprender mais sobre seus candidatos e ter uma escolha mais assertiva. É importante lembrar que não devemos nos prender a paradigmas e escolher pessoas por aparência ou supostas deduções não provadas em nenhum teste. Escolha sempre baseado nos dados que obter, mesmo que isso signifique contratar alguém diferente do que você imaginava.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *