All for Joomla All for Webmasters

Devo fazer uma pós em gestão ou uma segunda licenciatura?

Está preocupado com sua formação permanente e quer fazer mais cursos que amplie suas possibilidade profissionais na educação, mas não sabe qual o curso mais adequado? Veja algumas informações que podem te ajudar a escolher.

Muitos professores têm dúvidas sobre qual caminho seguir dentro do ambiente educacional; se preferem fazer uma Segunda Licenciatura, que habilita lecionar em outras áreas, ou novos objetivos, como um cargo de gestão escolar. É importante que o professor saiba qual caminho quer seguir, pois sabendo o que deseja para seu futuro, consegue escolher qual a formação adequada.

No que diz respeito a assumir outras área, além da sua formação inicial, surgem as seguintes possibilidades:

  • Assumir aulas além da sua licenciatura inicial
  • Assumir cargos de gestão

O professor que está considerando pegar aulas fora da sua licenciatura inicial deve pensar se deseja dar aula de alguma disciplina específica (matemática, química, história e etc.), para isso é recomendado fazer uma Segunda Licenciatura na disciplina escolhida. Se deseja dar aula no ensino infantil e/ou fundamental 1, é necessário fazer a Segunda Licenciatura em Pedagogiga.

A Segunda Licenciatura em Pedagogia é interessante pois também habilita para cargos de gestão (coordenação, direção e etc.), porém se o professor está focado em assumir um cargo de gestão (e não em dar aula para ensino infantil e fund. 1), vale a pena considerar uma Pós-graduação em Gestão Escolar, desde que esta tenha mais de 800 horas de carga horária (pois esta é a carga horária mínima exigida nos concursos).

 

Quais as exigências para assumir um cargo de gestão?

 

Veja uma comparação dos cursos de Segunda Licenciatura em Pedagogia e Pós-graduação em Gestão Escolar.

Segunda licenciatura: Habilita para mais cargos – como educação infantil e fundamental – porém costuma demorar cerca de 02 há 03 anos (em algumas instituições pode ser mais rápido) e necessário fazer estágio nas modalidades de ensino infantil, ensino fundamental e gestão escolar.

Gestão Escolar: A duração é menor, entre 1 e 2 anos, costuma ter um preço mais acessível e o estágio é apenas em gestão escolar.

Definindo qual o seu objetivo futuro, o professor poderá escolher com segurança a formação adequada.

 

Quais são os cargos de gestão escolar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *