All for Joomla All for Webmasters

Conheça o Professor brasileiro indicado ao “Nobel da Educação”

 

Neste Domingo, ocorreu em Dubai (Emirados Árabes) o prêmio Global Teacher Prize. A cerimônia prestigia “o melhor professor do mundo”, e nós brasileiros, temos o orgulho de ter um finalista pelo segundo ano consecutivo.

Para entender a importância do evento, vamos usar seu codinome. Apresentado ao mundo como “Nobel da Educação”, está em sua 4ª Edição, e premia um professor anualmente, com 1 Milhão de dólares, além de tornar o educador embaixador da instituição filantrópica Varkey Foudation, em eventos e palestras com o objetivo de valorizar intelectualmente a profissão e o papel do professor.  O presidente da Argentina, Mauricio Macri e a Primeira-Ministra britânica Theresa May estavam presentes este ano, além do piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton, e viram a Professora de Artes, Andria Zafirakou vencer o prêmio desta edição.

A Professora Andria leciona artes na Alperton Community School. A escola está localizada em Brent, distrito de Londres (Inglaterra). A comunidade, onde a escola está situada, é considerada uma das mais diversas etnicamente do país, com cerca de 35 línguas diferentes, porém com pessoas expostas a violência e gangues diariamente.

Mediante esta realidade, a professora decidiu entender melhor os alunos e suas famílias, para redesenhar o currículo escolar. Tendo o apoio de outros professores, criou um coral com crianças da Somália e encontrou horários alternativos para prática de esportes para garotas, de forma que não ofendesse culturas conservadoras da comunidade. Todo este diálogo estabelecido pela professora e a comunidade, contribuiu para a escola Alperton ficar entre as melhores escolas da Inglaterra.

Texto: Quais dificuldades podem estar atrapalhando seu aluno?

 

Nosso representante, o Gestor Escolar Diego Mahfouz, se deparou com uma das realidades mais severas do cenário escolar brasileiro. A escola Darcy Ribeiro, lhe deu as piores boas-vindas possíveis no primeiro dia de trabalho. Segundo relato do educador, ele foi recebido com intimidações, incêndios no prédio escolar e até mesmo arremesso de maçãs.

Aquele primeiro dia, era apenas mais um, na rotina de violência da escola de São José do Rio Preto (interior de São Paulo). A escola já esteve até mesmo no noticiário, com o caso de um aluno armado com pistola semiautomática nas dependências da escola. Diante desse cenário, Diego se concentrou em estratégias de recuperação do espaço físico e engajamento dos alunos e comunidade.

Texto: Quais os Cargos de Gestão Escolar?

 

Para dar voz aos alunos, Diego lançou um projeto chamado “Vereadores mirins”, onde os alunos elaboravam projetos para serem enviados a Vereadores reais. Este projeto resultou em uma lei para criação de laboratórios de informática nas escolas da cidade. Também foi criado um quadro de sugestões, para que os alunos fizessem anonimamente, suas críticas, elogios e sugestões aos professores e outros aspectos da escola.

Para lidar com a evasão, foi criada uma “carteirinha”, que monitorava a frequência dos alunos. A cada três faltas consecutivas, o próprio Diego, comparecia a casa do aluno para entender o motivo das faltas. Também foi constatado, que os alunos tinham o hábito de faltar nas sextas-feiras, para combater o mau costume, foram organizados Shows de Talentos, onde não apenas os alunos participavam, mas também os pais e outros integrantes da comunidade.

Para melhorar a relação Aluno&Escola, os professores foram designados a serem tutores de turmas. Em busca de conhecer melhor os alunos, foi aplicado um questionário que buscava entender os sonhos dos estudantes. Dessa maneira foi possível até mesmo entender os problemas pessoais dos alunos considerados “problemáticos”, o que resultou em inesperada empatia, ingrediente ideal para começar um trabalho para solução mais responsável e humana.

Por último, para melhorar a questão estética da escola, Diego solicitou ajuda de outros colégios, pedindo doação de materiais de construção que estivessem ociosos, com objetivo de melhorar a infraestrutura e aparência da Darcy Ribeiro. A ideia deu tão certo, que durante as férias, uma aluna ficou sabendo da grande reforma que estava sendo feita, espalhou o boato, e até mesmo os pais e responsáveis se voluntariaram para ajudar na manutenção e recursos.

 

Texto: Quais as exigências para assumir um cargo de Gestão?

 

Diego não venceu esta edição, mas disputando com 30.000 indicados, esteve entre os 10 finalistas. O simples fato de sua presença no evento, repercute a ideia de Gestão Democrática a milhares de educadores, governantes e pessoas comuns do mundo todo. A disseminação de sua ideia é tão importante, que no futuro, muitos jovens agradecerão e contribuirão para uma educação mais inclusiva e empática para todos.

 

Conheça os Vencedores do Prêmio Professor do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *