All for Joomla All for Webmasters

Conheça as etapas da alfabetização

Você sabe como funciona o processo de alfabetização nas séries inicias do ensino fundamental?

O processo de alfabetização e letramento, implica em uma série de desafios que o professor precisa superar, tais como: Qual a melhor prática pedagógica para meu aluno? A criança apresenta características de distúrbios da aprendizagem? Como saber se todos os alunos estão no mesmo nível de compreensão para eu poder passar para o próximo passo? Já sabemos que a consequência de uma etapa de alfabetização do qual não foi assimilada pela criança, tem grande chance de se tornar um fracasso escolar, comprometendo todo o processo de ensino-aprendizagem futuro.

É importante para o professor saber os processos de alfabetização e poder auxiliar os alunos em cada estágio. As etapas da escrita são:

1ª fase (pré-silábica) – A escrita é um amontoado de rabiscos, pois a criança não sabe que as letras representam os sons da fala. Ao perceber isso, começa a criar hipóteses de escrita, juntando letras e variando-as de posição.

2ª fase (silábica) – Nessa etapa, ela descobre que as sílabas representam os sons da fala, mas ainda não sabe a combinação correta das letras. É comum escrever uma letra para cada sílaba pronunciada.

3ª fase (silábico-alfabético) – Ela insere novos caracteres na sua escrita, mas parece que come letras, porque ainda não faz a palavra completa. O próximo passo é escrever palavras que podem ser lidas e enfrentar as dificuldades da ortografia, como sons iguais de letras diferentes.

 

Leia Também: Alfabetização Matemática: O que é e como Ensinar

 

As etapas de alfabetização são importantes pois trazem o desafio de qualificar o aluno para vida e a integração na sociedade. Por isso, um profissional qualificado faz a diferença entre o fracasso ou o sucesso escolar. É importante lembrar que cada indívuduo tem seu próprio ritmo de aprendizagem e é preciso uma análise indiviudal de cada aluno para poder ajudá-lo da forma adequada e o professor preocupado com sua formação permanente está capacitado para fazer mais pelo aluno.

Leia Também: 5 Motivos para Recomendar Harry Potter para seu Aluno que Não Gosta de Ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *