All for Joomla All for Webmasters

Como são as avaliações neuropsicopedagógicas

A Neuropsicopedagogia vem conquistando espaço no território brasileiro, surgindo como uma nova área do conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, traz consigo conhecimentos neurocientíficos tendo seu foco nos processos de ensino aprendizagem. A importância de ter um profissional deste no contexto educacional oportuniza avaliação e intervenção precoce relacionados aos transtornos de aprendizagem.

Atualmente estes profissionais desta área possuem ferramentas para avaliação de distúrbios de aprendizagem, criando um melhoramento de cada indivíduo.

A avaliação neuropsicopedagógica visa buscar os conhecimentos necessários sobre as desordens neurológicas, psiquiátricas e distúrbios existentes, afim de desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico, cognitivo e emocional das pessoas que apresentem determinadas necessidades. Estas avaliações são realizadas a partir das seguintes etapas: atenção e funções executivas, memória, linguagem (expressiva e receptiva), leitura e escrita, percepção auditiva e visual, desenvolvimento motor, cálculo e raciocínio lógico matemático, noções de tamanho, formas e cores e desenho, jogo simbólico, jogo com regras.

Inicialmente é feita uma anamnese com os pais e uma análise do material escolar. Posteriormente parte-se para aplicação de atividades, testes e escalas visando a avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas, para que ao final possa se dar o diagnóstico das áreas de aprendizagem. Por fim ocorre a orientação dos pais e professores e a realização do encaminhamento necessário.

Nesta avaliação são utilizados os testes padronizados, instrumentos não validados, testes projetivos e hora lúdica. Realiza-se também algumas abordagens, como:

  • Psiconeurológica que visa à obtenção de informações sobre a capacidade do cérebro em receber, categorizar, armazenar, integrar informações;
  • Comportamentais que envolve a estimulação do aparelho perceptual, principalmente no que se refere à atenção para retenção e memorização do conteúdo aprendido;
  • Cognitiva que envolve analisar todo âmbito cognitivo do paciente.

1 Comentário

  1. Cristiane Freitas disse:

    Boa noite, só uma retificação. Os Neuropsicopedagogos não utilizam os testes: par educativo e papel de carta, pois estes são testes exclusivos da psicopedagogia. Existe uma tabela especifica dos testes que podem ser aplicados pelos neuropsicopedagogos, de acordo com a nota técnica da profissão. Consulte o link: https://sbnpp.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Nota-T%C3%A9cnica-n.02-2017.pdf para obter maiores informações e atualizar seu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *