All for Joomla All for Webmasters

Como Integrar sua Matéria ao tema Copa do Mundo

 

Estamos iniciando um novo ciclo esportivo muito popular em todo o mundo. A Copa do Mundo de Futebol. São 4 anos de espera para ver os melhores jogadores da Terra em busca do título mais importante do futebol mundial, e claro que seus alunos vão estar com a cabeça dentro do campo 24 horas por dia e não só durante os 90 minutos efetivos de jogo. Então o Manual do Professor Atual trás, Futebol, em matérias escolares que o esporte não está naturalmente presente.

A História do evento se inicia em 1928, quanto Jules Rimet, determinado a aproximar as nações através de um torneio futebolístico, pediu autorização à FIFA para realizar um campeonato que seria inspirado no Torneio Olímpico de Futebol que teve grande sucesso em sua edição mais recente, porém, devido ao futebol não ser um esporte popular nos Estados Unidos, o Comitê Olímpico Internacional não o incluiu em suas edições.

Feito esse breve relado, a primeira atividade sugerida segue o detalhamento dos fatos aqui apresentados.

 

História

 

Um grande trabalho pode ser organizado em torno do tema. A Primeira Guerra Mundial, foi um dos principais motivos para Jules Rimet sugerir uma Copa do Mundo de Futebol. Jules, acreditava que uma aproximação que unisse os países em uma paixão, poderia significar nações distintas enxergando mais coisas em comum entre si, do que diferenças.

Na Segunda Guerra Mundial, O conflito que interrompeu o evento por doze anos.  A Copa durante a Guerra Fria. O jogo entre Alemanha Ocidental e Oriental. Ou mais recente, O jogador mulçumano Salah, que tem mudado a visão de muitos europeus a respeito da intolerância religiosa e xenofobia. Rússia, atual anfitriã, a polemica Rússia, envolvida com o governo Sírio e Norte-Coreano, entre outros fatos e rumores.

 

Geografia

 

As vagas para garantir os participantes da Copa do Mundo são distribuídas entre 6 confederações. UEFA (Europa), CAF (África), CONMEBOL (América do Sul), AFC (Ásia), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), OFC (Oceania). 6 confederações, 32 países e muita diversidade.

Imagine simplesmente dividir as confederações em 6 grupos de alunos. Com cada país representando uma posição no globo, e todas as questões que podem ser respondidas em uma atividade desta magnitude. Aproveitando-se apenas do evento, que eles puramente não param de pensar e conversar sobre.

5 Páginas de Facebook/Instagram para Indicar ao seu Aluno

Física

 

Os verdadeiros gênios do futebol devem estudar física ao invés de apenas Educação Física. Já pensou em explicar para seu aluno, por que jogadores como Messi e Neymar driblam tão bem? Como Diego Alves tem tamanha “sorte” para pegar pênaltis? Ou como David Beckham mandava tão bem na hora de bater uma falta?

São temas que os alunos têm curiosidade, mas muitas das vezes preferem aplicar as conclusões desses fatos ao misticismo ou a eventualidade. Os autores Marcos Duarte e Emiko Okuno escreveram o livro Física do Futebol, onde explicam as sutilezas do futebol perfeito com conceitos de movimento, mecânica, força e energia. Pode ser o material perfeito para explanar o assunto.

 

Química

Recentemente, o jogador Guerrero foi pego num teste antidoping, o que resultou numa condenação de 1 ano sem atividades futebolísticas. O fato quase retirou o jogador da Copa do Mundo de 2018. Segundo o jogador, o que causou sua reprovação no teste, foi um remédio para tratar gripe.

Na história, diversos jogadores foram pegos no teste de antidoping, como Maradona, Mutu, Jobson, Dinei e recentemente, até mesmo a seleção russa foi acusada de um grande esquema para livrar os jogadores do teste.  Mas seus alunos entendem realmente do que se trata o teste? Como é feito, quais substancias ilegais usadas, como elas trabalham no organismo?

Conheça o Professor brasileiro indicado ao “Nobel da Educação”

Artes

 

É fácil afirmar que cada um dos países participantes da Copa do Mundo possui vasta cultura artística. Então, este é o momento ideal para ampliar as referências culturais dos seus alunos.

Artes no Egito, um mundo conhecido pelas pinturas que retratavam vida de faraós e a crença local, a arquitetura e esculturas. A Cultura de Marrocos, com sua tradicional dança Ahidous, os filmes que começam a ganhar espaço na cultura do Ocidente, a música que agrada aos ouvidos de muitos países no Oriente Médio. Ou Austrália, desde há pintura indígena até a tradição europeia pintada por grandes pintores, como Arthur Boyd e Sidney Nolan. Esses são apenas 3 dos participantes, imagine as possibilidades.

5 Canais do Youtube para seu Aluno aprender Mais

Sociologia

 

Sendo o futebol o esporte mais popular não apenas no Brasil, mas em boa parte do mundo, é importante que seja usado como ferramenta para transformação da sociedade. Muitas vezes, erroneamente, jogadores são classificados como pouco inteligentes, devido as ações de boa parte da categoria, porém, diversos jogadores demonstrarão propriedade intelectual muito acima do estereótipo, caso de Sócrates, jogador de futebol, filósofo e médico, uma de suas frases mais famosas foi “Se as pessoas não tiverem o poder de dizer as coisas, eu vou dizer por elas. Quando eu era jogador, minhas pernas amplificavam a minha voz”.

Diversas questões sociais podem ser debatidas usando as variadas figuras do futebol, como homossexualismo. O caso do jogador Justiin Fashanu que declarou ser gay nos anos 80, ou mais recentemente, os jogadores Robbie Rogers e Thomas Hitzlspeger. O ativismo de alguns jogadores no atual momento de possível separação entre Espanha e Catalunha. A diversidade racial e religiosa do futebol.

Sendo o Futebol, um esporte idealizado inicialmente elitista e racista, que ao se espalhar pelo mundo alcançou a paixão e tem como rei um homem negro e de origem humilde. Sim, mudanças na sociedade podem ser encabeçadas pelo esporte.

 

Recomendamos para Você: Devo fazer uma pós em gestão ou uma segunda licenciatura?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *