All for Joomla All for Webmasters

Como identificar as dificuldades de aprendizagem dos seus alunos

Você sabe identificar quais problemas estão atrapalhando seus alunos a terem um melhor desempenho? Identificar estas dificuldades nem sempre é fácil e muitas vezes se faz necessário a presença de um especialista. Vamos discutir aqui alguns conceitos que podem te ajudar.

As crianças apresentam diversas dificuldades rotineiras, que muitas vezes não são notadas e acabam passando despercebidas. Sem receber a atenção devida, a dificuldade do aluno pode se agravar, deixando este aluno cada vez mais desmotivado e insatisfeito consigo mesmo, podendo inclusive chegar ao ponto de desistir da escola.

Uma criança com problema de aprendizagem não é necessariamente uma criança com menor nível de inteligência, apenas possui uma maior dificuldade com certas práticas, que outras crianças podem não apresentar.

Por isso é importante que o professor observe a tentamente para perceber as dificuldades dos alunos.

Os fatores apresentandos pelas crianças que podem ser facilmente observados são:

  • Dificuldade em entender e seguir instruções;
  • Não conseguir lembrar algo que acabou de ouvir;
  • Não saber distinguir equerda e direita;
  • Não ter coordenação para caminhar e fazer atividades físicas;
  • Ao escrever, trocar a ordem de letras, sílabas, palavras e números;
  • Não conseguir entender o conceito de tempo, tem dificuldade com coisas que aconteceram “antes” e coisas que aconteceram “depois”;
  • Perde com frequência seus itens pessoais;
  • Facilmente se irrita ou muda de humor.

O professor também pode observar alguns problemas específicos de visão, audição, matemático e social, prestando a atenção em detalhes como: sentar muito perto da louza para copiar ou ficar muito próximo do livro para ler, lê com dificuldade, pisca muito quando lê, coça os olhos com muita frequência, pronuncia mal as palavras, pede para repetir o que foi dito com frequência, não responde quando é chamado, inverte números, tem dificuldade para ver as horas, tem dificuldade com a tabuada, é hiperativa, se dispersa facilmente, tem baixa auto-estima.

 

Quais barreiras podem estar atrapalhando seu aluno

 

A partir de uma boa análise das observações feitas, o professor pode começar a desenvolver caminhos de como adaptar sua aula e mudar metodologias, dentro do projeto da escola, para usar de mais recursos pedagógicos que ajudem os alunos a superarem suas limitações.

E é importante que o professor continue observando diariamente se os métodos usados estão dando o resultado esperado ou não, para sempre se atualizar e oferecer o melhor aos alunos.

É importante ressaltar a importância de diagnósticos feitos por especialistas (como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogso e etc). A observação cotidiana feita pelo professor é essencial, mas deve-se procurar a ajuda de um profissional especializado quando necessário.

O professor deve sempre prestar a atenção no comportamento dos alunos, procurando adaptar suas aulas para as necessidades deles, sempre respeitando o projeto da escola e direcionando aos especialistas competentes quando necessário. Dessa forma os alunos com dificuldade de aprendizagem terão maior apoio para superá-las e terão melhor desempenho.

Veja aqui como a avaliação Neuropsicopedagogica pode ajudar o aluno com dificuldade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *