All for Joomla All for Webmasters

Como aproveitar o efeito Jurassic Park (Parque dos Dinossauros) na sala de aula

 

 

 

 

Se você clicou nessa matéria é porquê, provavelmente, assistiu lá em 1993 um dos maiores sucessos de ficção cientifica, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Sam Neill, Jurassic Park! Mas caso você não tenha visto, Parque dos Dinossauros é sobre um bilionário que decide fazer um parque temático em uma ilha cheia de dinossauros recriados por engenharia genética.

Antes de ser um filme, O Parque dos Dinossauros é um livro de Michael Crichton (escritor de Devoradores de Mortos e Um Caso de Necessidade), o mais interessante de tudo é que mesmo antes do livro ser publicado diversos estúdios tentaram adquirir os direitos de imagem da obra. A corrida foi vencida pela Universal Studios, que tinha nada mais que Steven Spielberg como peça chave da negociação.

Não foi surpresa o filme ter sido um sucesso de bilheteria, em 1993 foi considerado um marco para indústria de efeitos especiais e claramente mereceu todas as críticas positivas tanto da critica especializada quanto do público. Mas os seus alunos ainda se interessam pelo assunto?

 

4 séries ESSENCIAIS da Netflix (que seus alunos amam) para usar na sala de aula.

Falando um pouco de mercado, que consequentemente reflete a intenção do público em consumir determinado conteúdo, o assunto Dinossauros está de volta! Então vamos nos aproveitar do melhor dessas informações para usar em sala de aula e chamar mais a atenção dos alunos.

 

 

Começamos por 2009, com Era do Gelo 3.

 

Este filme tem como público alvo crianças de até 12 anos, porém a franquia começou em 2002, então muitos alunos um pouco mais velhos não se importam em assistir por nostalgia.
A história se passa no período pré-histórico, durante A Era do Gelo, porém os protagonistas da história encontram uma caverna que os leva a um mundo perdido, onde Dinossauros (extintos muito antes da Era do Gelo) vivem como se nada tivesse ocorrido.

 

 

Como usar o filme?

 

  • Esta obra é ideal para falar da pré-história, explicar seus diferentes períodos, evolução e a extinção dos dinossauros.

 

  • Exemplificando as mudanças climáticas que causaram o começo e o fim da Era do Gelo.

 

  • Também é interessante utilizar o filme para explicar cadeia alimentar, tanto a luta pela sobrevivência num cenário com dinossauros, quanto com espécies mais recente, como o esquilo Scrat e o valor imensurável que ele dá a sua preciosa noz.

 

  • EXTRA* O brasileiro Carlos Saldanha é o co-diretor do filme e é considerado um dos brasileiros mais importantes de Hollywood, por seus trabalhos em Era do gelo, Robôs e Rio. Os alunos que arriscam uns desenhos vão adorar saber disso.

 

 

 

Terra Nova (2011)

 

Está é uma produção mais madura, com classificação de 14 anos, perfeita para aplicar ao Ensino Médio. A série possui uma Temporada e 13 episódios.

A História se passa em 2149, o homem permaneceu a usar indevidamente os recursos naturais, que levou a um colapso do planeta e toda espécie está em risco de extinção. A salvação vem de uma descoberta acidental, uma maneira de viajar no tempo a 85 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo. Isto permite que a família Shannon tenha uma chance de viver na Terra.

 

 

 

Como usar a série?

 

  • Com certeza você já tem algo em mente de como usar a série, certo? Mas mesmo assim aqui vão algumas dicas.

 

  • A série é ótima para explicar o período Cretáceo, antes de ocorrer à extinção dos dinossauros.

 

  • Além disso, a série permite um convívio incomum entre homem e dinossauros, o que pode ajudar no desenvolvimento da curiosidade dos alunos nesta hipótese. Este contexto pode ajudar a explicar características biológicas dos humanos e animais atuais em comparação com as características de animais pré-históricos.

 

  • Os elementos que causaram esta migração no tempo também são importantes para promover a preocupação dos alunos com ecologia e o uso de recursos naturais, ao mesmo tempo em que é possível explicar alguns efeitos das substancias tóxicas, chuvas ácidas e lixo na sociedade, e como o assunto é tratado atualmente.

 

  • Isso é matéria para outro Manual do Professor Atual, mas por que não matar a curiosidade dos alunos quanto a viagens no tempo?

5 Canais do Youtube para ajudar seus alunos a estudarem

 

Jurrasic Park e Jurassic World (1993 – 2018)

 

Este dispensa apresentações, mas para relembrar, Jurassic Park é um filme de 1993 em que John Hammond, o proprietário de uma empresa de engenharia genética, cria um parque temática habitado por dinossauros reais, que foram clonados a partir de amostras de DNA coletadas de insetos preservados em âmbar pré-histórico.
O filme teve duas sequências e um remake lançado em 2015, intiulado Jurassic World. Em 2018 será lançado a sequência de Jurassic World. A Classificação é de 10 anos, podendo ser usado em praticamente em todos os níveis.

 

 

Como usar o filme?

 

  • Este é ideal para se aprofundar em paleontologia e biologia. Muitos conceitos de evolução e genética são usados no filme, assim como de ética.

 

  • O professor pode trabalhar com os alunos questões como:

 

  • O que trouxe os dinossauros de volta no filme pode ser aplicado à vida real?

 

  • O que é ciência de verdade e ficção científica?

 

  • O quanto este filme influenciou nas pesquisas cientificas reais?

 

4 séries ESSENCIAIS da Netflix (que seus alunos amam) para usar na sala de aula.

 

Por fim, vale ressaltar que todos os filmes e séries citados tem como objetivo o entretenimento e não o ensino de ciências e por isso muitos “erros científicos” aparecem nos roteiros. Trabalhar esses erros com os alunos em sala de aula, além de ajudar a passar a matéria de maneira mais descontraída e divertida, vai ajudar o aluno a desenvolver senso crítico e ter uma visão mais analítica. E isto não precisa fazer com que os filmes percam sua graça e continuem sendo um bom entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *