All for Joomla All for Webmasters

Como ajudar meu aluno com dificuldade em ler e escrever

Será que todos os seus alunos aprendem da mesma forma?

O sistema de Ensino ao longo dos anos manteve a prática pedagógica do modelo tradicional no processo de aquisição da linguagem escrita, ou seja, com cartilhas e frases que não atribuem um significado ao aluno, tal como ”O rato roeu a roupa do rei de Roma”. O resultado dessas práticas nas séries iniciais do ensino fundamental, visando apenas a aplicação de um método e sem uma análise se é ou não a melhor forma de letrar aquele aluno como ser individual, resultou no fracasso escolar.

Segundo Emília Ferreiro (1986), tudo aquilo que se passa com a criança no início de sua escolaridade é decisivo para toda a sua vida escolar.

Porém, com uma sondagem e metodologia adequada, o professor pode auxiliar o aluno e reverter esse quadro. Veja alguns exemplos de ação:

  • Através de uma sondagem analisar previamente qual a maior dificuldade do aluno (ele consegue reconhecer as letras e os sons das vogais?);
  • Analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras;
  • Tentar descobrir se está com algum problema, aconselhar, conversar francamente;
  • Trazer para sala de aula propostas de atividades lúcidas e com aprendizado significativo;
  • Tornar o material didático mais acessível à linguagem da realidade da criança.

 

5 Motivos para Recomendar Harry Potter para seu Aluno que Não Gosta de Ler

 

Descobrir onde está o transtorno do aluno e motivá-lo ajuda o mesmo a se desenvolver em sala de aula, transformando sua limitação em sucesso escolar. É muito importante que o professor e toda equipe pedagógica esteja atento aos primeiros sinais de dificuldade da criança em acompanhar o que está sendo ensinado, e não tenham medo de arriscar novos meios de interação do aluno com o processo de aprendizagem. Nesse sentido, a formação permanente do professor é muito importante para conhecer novos métodos e práticas pedagógicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *