All for Joomla All for Webmasters

Alfabetização Matemática: O que é e como ensinar?

 

 

Quando falamos de Alfabetização Matemática soa estranho aos ouvidos de muitos. De maneira geral, só se reconhece o termo ‘alfabetização’ para denominar o processo de aquisição da leitura e da escrita na Língua Materna, o que acontece no nosso desenvolvimento é que primeiro é preciso garantir a inserção nos processos de leitura e de escrita para depois desenvolver o trabalho com as noções matemáticas.

Assim como Letramento, a matemática é uma linguagem, como as diversas outras formas de linguagem. Porém, diferente das outras linguagens, ela é universal. Os intuitos da Alfabetização Matemática são ensinar o aluno a  aprender a leitura e a escrita, adquirir instrução primária, compreender os códigos e símbolos (linguagem matemática), interpretar situações e fenômenos por meio de modelos matemáticos e resolver problemas cotidianos empregando o método matemático.

Portanto, definimos Alfabetização Matemática, como a ação inicial de ler e escrever Matemática, ou seja, de compreender e interpretar seus conteúdos básicos, bem como, saber expressar-se através de sua linguagem específica. Desta forma, podemos dizer que o aluno aprenderá a utilizar as ferramentas matemáticas para descrever e prever fenômenos, conseguindo alcançar um raciocínio matemático na formação do julgamento de ações.

 

 

É um fato que as crianças já tiveram inúmeras experiências matemáticas, seja quantificando e observando as formas, seja nas brincadeiras e na sua rotina, antes mesmo que um professor ou professora as ensinasse. Mesmo assim ensinar e compreender matemática é um grande desafio nas escolas.

Existem alguns métodos que facilitam na compreensão de Sistema de numeração decimal e posicional, adição, subtração, multiplicação e divisão.

O ábaco, por exemplo, ajuda a compreender a ideia do valor posicional dos dígitos na escrita de um numeral, auxiliando na compreensão dos algoritmos utilizados nas quatro operações básicas. Utiliza-se dez argolas à diretas que serão trocadas por uma argola imediatamente à esquerda. Uma grande vantagem desse método é que ajuda no entendimento do zero – que marca a ausência de uma ordem e na compreensão da escrita. Porém a desvantagem é que não é fácil de ser construído com materiais alternativos.

O uso de dinheiro de papel também é uma ótima técnica pois além de ser um material barato e fácil de encontrar, simula perfeitamente o Sistema de Numeração Decimal. Pode-se usar também peças de dominó.

 

 

Apesar dos jogos ajudarem, cada etapa da didática utilizadas precisa ter objetivo claro. Isso exige um planejamento de cada uma delas. Alguns pontos que ajudam são:

  1. Compreender a situação-problema: deve ficar claro para aluno o que se pede no enunciado da atividade;
  2. Trabalhar com a identificação de situações-problemas, onde o professor poderá observar se os alunos reconhecem os conhecimentos propostos na atividade;
  3. Mostrar os procedimentos, passo-a-passo, necessários para encontrar a solução da situação-problema;
  4. Verificar o empenho de cada aluno no decorrer das atividades. Assim saberá se a metodologia utilizada está sendo eficiente para aquele grupo.

As Orientações Curriculares de Matemática da prefeitura de São Paulo preveem que, no fim do 5º ano, os alunos saibam: Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais; Utilizar estratégias pessoais para resolver problemas; Ler mapas e plantas baixas simples e localizar-se nos espaços; Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas; Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas; Saber ver as horas; Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com precisão; Realizar cálculos aproximados; Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais; Entre outras. É por isso que a etapa atual deve ser eficiente para próxima. O profissional deve ter a certeza que seu planejamento esteja sendo eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *