All for Joomla All for Webmasters

5 Páginas de Facebook/Instagram para Indicar ao seu Aluno

 

No momento atual, a nova geração está tão integrada a tecnologia, que simplesmente não há mais discernimento ou separação da vida digital e material.

Nesse cenário, o professor passa a disputar a atenção do aluno com um mundo inteiro de informações dentro de um smartphone (seja fora ou durante a aula) que acompanha o aluno em todos os momentos do dia. Porém, independentemente de sua faixa-etária, a internet vai (sempre) lhe sugerir o conteúdo que mais combine com seus interesses. O que nós viemos propor? Vamos brincar com o algoritmo de sugestões e levar mais uma maneira do seu aluno ser cercado pela informação e conhecimento de forma perspicaz. Este é o Manual do Professor Atual de 5 Páginas do Facebook/Instagram para seu aluno seguir.

Vamos entender um pouco melhor o funcionamento do Facebook. A Plataforma iniciou com uma proposta de valor simples de unir pessoas, não apenas que se conheçam, mas unir interesses de pessoas desconhecidas, seja por uma causa importante que você admira, mas não conhece mais ninguém interessado, ou algo mais simples, como um debate a respeito de um desenho animado que foi importante para você e outras pessoas em suas infâncias.

Tendo como base esses interesses, a rede procura outros temas potencialmente relevantes para você, com o intuito de te manter enxergando a rede como útil e também te manter interagindo. Um exemplo menos sutil dessa tática, é o sistema de recomendações da Netflix. Caso a plataforma perceba que você se interessa por Dramas, séries emotivas, filmes de Ação, etc. O sistema irá lhe recomendar todo tipo de conteúdo relacionado a esses temas, e ainda com um porcentual do quanto o conteúdo pode ser relevante para você.

Mas por que todo esse texto para recomendar 5 páginas? Simples, se seu aluno curtir essas páginas, o Facebook passará a entender que algo está mudando no comportamento daquele usuário e que é necessário se adaptar aos seus novos interesses. Uma disseminação natural de conhecimento.

 

1 – Projeto Redação

 

A página do Projeto Redação é uma das mais úteis para experientes escritores relembrarem alguns pequenos erros que mudam o sentido de um texto, e para novos escritores não cometerem algumas gafes.

A página sempre trata os assuntos com muito bom humor e brinca com referências populares, que ensinam e divertem os seus seguidores. Se você não precisa daquela dica, ao menos vai ter uma boa piada para lembrar quando for preciso usar “a tal” palavra numa oração.

 

 

 

2 – Diário de Biologia

 

Uma das páginas mais interessantes do Facebook. Está muito perto de alcançar a marca de 1 Milhão de seguidores, e isso me deixa muito feliz. Além da página ser muito precisa em seus conteúdos a respeito de Biologia, também explana muito bem o conteúdo a respeito da saúde, que interessa a todos, certo?

O conteúdo é muito variado. Desperta facilmente a curiosidade dos seus leitores com textos a respeito da diversidade da fauna, com animais pouco comuns, desde peixes, aves e insetos e de como deve ser o contato do ser humano com essas espécies. Se tratando de saúde, os temas abordados são de grande utilidade pública, já que muitas das questões apresentadas são dúvidas de muitas pessoas que nem sempre tem a oportunidade de consultar um especialista.

 

Conheça o Professor brasileiro indicado ao “Nobel da Educação”

 

3 – Guia do Estudante

 

O Guia do Estudante acompanhou muitos de nós, mesmo quando existia apenas em forma de papel, através do Guia de Atualidades. Sendo agora, menos popular o uso de “guias” em papel, o site e as páginas das redes sociais do Guia do Estudante não perdem em qualidade para atender as demandas por conhecimento dos alunos.

A página facilmente pode acompanhar um estudante do ensino fundamental, até a escolha de um curso superior ou técnico, ou até no futuro a escolha de uma pós-graduação ou nova profissão. O site acompanha fielmente os calendários das principais provas e inscrições, sendo um importante lembrete para seus seguidores. Além disso, a página oferece muitas dicas do que estudar, e claro, tudo sobre as principais atualidades do mundo. Com certeza, a página mais completa para todos os estudantes.

 

 

4 – Discovery Brasil 

 

A Página pertence a emissora de Tv e rede de comunicação Discovery. Apesar do claro intuito de integrar seus telespectadores aos seus programas, a Discovery é uma das mais completas produtoras de conteúdo informativo do Facebook.

Ciência é a principal linha de conteúdo desta página. Porém em viagens ao futuro, presente e passado a Discovery consegue tornar perceptível um traço de evolução na história da humanidade para que fique claro para todos os espectadores a simplicidade do conteúdo, mesmo sendo um assunto complexo. É possível aprender muito, mesmo sem acesso total ao conteúdo, e se um post de Facebook for o bastante para incitar a curiosidade do seu aluno para buscar mais, então o objetivo já foi alcançado.

 

5 Canais do Youtube para ajudar seus alunos a estudarem

 

5 – TecMundo

 

Eu sou um entusiasta da tecnologia. Acredito que de forma organizada, ela (a tecnologia) pode ser infinitamente mais útil para educação, do que prejudicial. Por conta disso a última indicação que faço é a TecMundo, página especialista em tecnologia.

Esta é uma fanpage menos didática, não apenas te atualiza a respeito de tecnologia, mas também traz notícias, comentários de diversos especialistas, além de artigos jornalísticos de casos atuais. Perfeita não apenas para os alunos, mas também para professores.

 

 

4 séries ESSENCIAIS da Netflix (que seus alunos amam) para usar na sala de aula.

 

Esta foi nossa lista de 5 recomendações. Esperamos que nosso plano dê certo, e que os alunos possam preencher suas timelines com mais conteúdo informativo e educativo.

 

Quais as exigências para assumir um cargo de gestão?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *