All for Joomla All for Webmasters

4 séries ESSENCIAIS da Netflix (que seus alunos amam) para usar na sala de aula.

O momento está chegando. Seus alunos estão voltando das férias, alguns com saudades da escola, outros preferiam mais um tempo de recesso, mas uma coisa é certa. Ambos colocaram em dia aquela série que não puderam terminar graças aos esforços para ir bem nas provas e trabalhos. E se você usasse algumas das séries mais amadas com perspectiva didática?

Neste terceiro episódio de Manual do Professor Atual, apresentaremos uma lista com 7 séries para te ajudar a envolver seus alunos com os temas em sala de aula.

 

1 – House (Biologia e Química)

 

 

 

 

House é aquela série que você já deve ter visto, mesmo que acidentalmente, na TV. A trama se passa num hospital universitário, onde o Dr. Gregory House, se destaca como infectologista e nefrologista nos excelentes diagnósticos de seus pacientes.

Devido ao âmbito hospitalar, cada diagnóstico pode ser expandido e analisado em diversos conceitos da biologia. O melhor de tudo, é que a série não exige uma abordagem linear, ou seja, podem ser extraídos episódios de diversas temporadas, de acordo com seu programa de aula, sem a necessidade de acompanhar uma história conectada. O simples contato com o “manco” Dr. House, seu mau humor e sua equipe vai tornar a sala habituada ao ambiente da série. Mas claro, é provável que 7 de cada 10 alunos já tenham feito esse contato anteriormente, o que facilita muito a aceitação.

 

Recomendações Extras: Greys Anatomy.

 

 

2 – The Passing Bells (História)

 

 

História é um tema tão fantástico, que poderíamos ter um Manual do Professor Atual, somente citando séries para complementar sua aula, desde a Idade da Pedra (Talvez até antes!) até os dias atuais. Porém vamos começar atendendo a demanda dos nossos alunos, e os assuntos que mais despertam a curiosidade deles são as Guerras Mundiais.

Nossa indicação é referente a 1ª Guerra Mundial. The Passing Bells, é uma série da BBC que mostra a vida paralela de dois garotos que se alistaram para servir sua pátria, porém um é inglês e o outro alemão.

Este elemento da história paralela, torna a série muito interessante, pois demonstra o ponto de vista de ambos os jovens em diferentes lados da guerra, além de acompanhar o conflito desde o início até sua conclusão.

 

Recomendações Extras: Our Wold War, Auschwitz The Nazis and The ‘Final Solution’

 

Recomendamos para Você:5 Páginas de Facebook/Instagram para Indicar ao seu Aluno

 

3 – Friends (Inglês)

 

 

Friends é uma série muito divertida e conhecida, principalmente entre os jovens. Apesar de ter sido produzida entre 1994 e 2004, ainda assim, gera grande interesse das novas gerações.

A trama se desenvolve em torno de um grupo de amigos que vivem em Nova York, lutando para alavancar suas carreiras e administrar suas vidas pessoais. Consequentemente dividem laços românticos, familiares e amizade, tudo com muito bom humor.

O que faz esta série ser a recomendada para Inglês são seus diálogos simples e informais, que devido a simples compreensão, auxiliam nos treinos de listening. Existem diversos roteiros de Friends pela internet, que podem até mesmo gerar exercícios de conversation entre os alunos. Friends não depende de compreensão total da história, o que facilita a extração de episódios, indiferente da temporada.

 

Recomendações Extras: That ‘70s Show, Full House (Três é Demais)

 

4 – Club de Cuervos  (Espanhol)

 

 

Esta série vai agradar principalmente quem gosta de futebol. Club de Cuervos conta a história de uma família mexicana que recebe de herança um clube de futebol. Os herdeiros, um casal de irmãos, disputam a presidência do clube, o que envolve boa parte da trama da série.

Esta série é recomendada pelo mesmo motivo de Friends. Ótimos diálogos, realistas e com atores mexicanos, diferente do conteúdo dublado, a essência da série permanece intacta com aspectos como sotaque, linguagem e fidelidade a cultura local.

Esta série exige mais acompanhamento em relação as outras, pois precisa ser assistida episódio por episódio para melhor compreensão. O professor não precisa se limitar a acompanha-la em sala, mas pode também expandir para  um trabalho de casa, que os alunos vão se divertir em executar.

 

Recomendações Extras: La Casa de Papel

 

Conheça o Professor brasileiro indicado ao “Nobel da Educação”

 

5 Canais do Youtube para seu Aluno aprender Mais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *