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4 Motivos para Desenvolver uma Equipe Integrada

Há um tempo atrás se falava muito na importância de se desenvolver líderes em vez de apenas chefes, mais recentemente se promoveu o valor de pessoas que sejam um mesclado do chefe e do líder, graças a magnitude de uma comunicação assertiva estimulada por diálogo firme e controlado. Nos tempos contemporâneos, a tendência é o desenvolvimento de uma equipe integrada. Não se trata mais apenas da importância do coordenador do grupo de trabalho, mas sim do peso repartido entre todos os membros de uma equipe.

O motivo precursor desta prática é derivado das práticas de Gestão de Conflitos. Como devemos agir diante das mais variadas situações diárias que enfraquecem as tarefas de profissionais consistentes e dedicados? As vezes nos deparamos com inesperados conflitos de funções, onde um dever é empregado, mas questionado, ou conflitos de relacionamento interpessoal. O conceito de equipe integrada nasceu com o objetivo de ser um mecanismo de defesa para estes conflitos do grupo de trabalho.

 

Quais são os Benefícios da equipe integrada?

 

1. Fácil comunicação: Quando a pessoalidade aumenta é mais fácil dividir ideias e sugestões para formar um brainstorm mais abrangente. Os receios diminuem e as qualidades e defeitos dos membros da equipe ficam expostos. Cada atividade é bem designada e diminuem as incertezas e desconfianças, aumentando a convicção da equipe para busca de novos objetivos.

2. Conhecimento compartilhado: Competências são compartilhadas, assim como experiências anteriores são somadas aos projetos. Os riscos diminuem, e mesmo que problemas aconteçam, todos aprendem.

3. Responsabilidades: Uma equipe integrada conhece sua capacidade, sabe quais responsabilidades assumir e quais riscos evitar.

4. Metas mais altas: assumindo mais responsabilidade a equipe se sente mais capaz, conhece mais a si própria e a progressão na escolha de desafios pode ser atualizada constantemente.

 

 

Como construir uma equipe integrada?

 

Existem basicamente 3 níveis para se aprofundar na busca por envolvimento integrado, e o mais interessante é que tais tarefas são desenvolvidas em grupo e/ou individualmente.

1. Por Sugestão: Abra uma discussão para receber sugestões de melhorias dos membros da equipe. É muito provável que os membros possuam alguma insatisfação para dividir ou, ideia para melhorar os processos. Lembre-se que o aumento da comunicação além de gerar novas soluções, aumenta os efeitos anti-conflito.

2. Alto Comprometimento: Este se refere a busca dos funcionários em alcançar metas, bônus e PLR. O apoio monetário empenha a equipe a se superar sempre.

3. Cargos: Cargos grandes facilitam o desenvolvimento do grupo. É necessário que fique claro ao colaborador até onde é possível alcançar crescimento para sua carreira dentro da tarefa que exerce ou em atividades correlacionadas.

Formar uma equipe integrada é realmente desafiador, as vezes a equipe é boa, mas os resultados não acontecem, porém apesar das dificuldades, os benefícios são muito atraentes para se ignorar.

A dica final é: Cooperação e estímulo são as características principais para alcançar este objetivo, além de uma comunicação com verdades e fontes. Busque sempre predominar a cultura dos seus serviços à sua equipe e que os valores e crenças da sua empresa também sejam aplicados ao seu cliente interno.

 

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