All for Joomla All for Webmasters

4 Bandas Infantis Essenciais para Educadores Infantis (Sem Clichês!)

 

Desde muito cedo, as crianças prestam abundante atenção aos sons a sua volta. Seja o ambiente interior ou exterior da residência, creche, casa da babá, entre outros. Todos esses sons, não estão apenas entrando e saindo pela cabeça das crianças, eles estão contribuindo para sua personalidade.

Pedagogicamente, a música pode contribuir para desenvolvimento cognitivo, linguístico e sócio afetivo. Por conta disso é importante colaborar com boa música desde muito jovem, para contribuir positivamente o processo de aprendizagem.

Vamos indicar nesta lista um combo de elementos essências, que prendam ao máximo possível a atenção dos pequenos.

Tem que haver muitas cores! Sabemos o quanto elas são importantes para progresso do raciocino, capacidade cognitiva, e até mesmo tato e paladar. Muita dança também! Fator importante para desenvolvimento motor, equilíbrio, coordenação, etc… E Claro, a música tem que ser iluminada, para desenvolvermos sensibilidade, prazer em memorizar cada verso e expandir a imaginação.

 

Bom, vamos juntar esta receita e descobrir o que virão de indicações. Iremos fazer o possível para NÃO sermos clichê e realmente colaborar com novidades.

 

Carol Levy

 

Nossa primeira indicação é de uma pernambucana de muito talento, que desde cedo amava cantar, e que depois de muito procurar por algo que a completasse verdadeiramente, descobriu seu talento para Música Infantil e Contação de histórias.

A Carol tem um canal no Youtube muito legal, onde não apenas canta músicas pedagógicas e divertidas, como também exibe seu maior talento, prender a atenção dos pequenos com histórias conhecidas e outras nem tanto assim. Levy já soma quase 750.000 mil visualizações no seu canal, e com certeza virá muito mais.

 

OssoBanda

A banda é do time da Carol, que ama contar histórias, mas também ama música. Então decidiu dar ritmo as narrativas infantis, e sinceramente, surpreende até músicos profissionais, que não trabalham com música infantil.

Músicas mais lentas, mais rápidas, um pouco de ambos, o som sabe agradar. Com vocabulário simples, mas enriquecedor para crianças.

Jogo Promove Educação no Trânsito para Crianças

Duo Badulaque

Faço das palavras de Julia Pittier e Daniel Ayres as minhas. As músicas desse duo focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.

O Badulaque é um grupo lindo de ser ver no palco, a performance é mesclada por música e teatro, com sons diferentes, sons estes, que a criança pode reproduzir com algum objeto por perto.

O repertório é totalmente autoral e fica na mente até mesmo dos adultos, facilmente nossas mentes cheias de tarefas e compromissos cedem espaço para cantarolar os versos junto das crianças.

 

Leia Também: 12 Filmes para Educadora Infantil ver no Cinema em 2018

 

Coração Palpita

Temos aqui mais uma dupla inspiradora e do bem. Difundir suas músicas melódicas entre as crianças com mensagens de amor, empatia e paz é a declaração institucional de Guto e Marina. Não poderia ser diferente, pois a comoção começa desde o nome. Se tratando de canções, com certeza, são as mais emocionantes dessa lista, e com certeza você irá amar, quando suas crianças cantarem bem de leve os versos na espontaneidade.

Se não bastasse todo o talento para música, o grupo ainda tem videoclipes em animação, com toda receita de infância. Cores vivas, traços leves, crianças em cenários que estão de mãos dadas com a letra apresentada, facilitando o entendimento do espectador.

 

Leia Também: O que você aprende na Pós Alfabetização e Letramento

 

Entendemos que música é a organização de diversos sons com o objetivo de formar um único corpo sonoro. Com o correr da vida das crianças, elas ouvirão diversos estilos musicais, e certamente estes gêneros serão importantíssimos para formação de suas individualidades. Dessa forma, para uma cultura vasta, que permita engradecer o ser humano até mesmo nas músicas que houve, o processo de musicalização na infância será uma grande ferramenta para desenvolvimento pedagógico e social.

A dica extra é: mantenha sempre instrumentos de brinquedo perto das crianças para aguçar a curiosidade pelos timbres que são emitidos por cada aparelhagem sonora. Violões, teclados, percussões, toda variedade possível para aproveitar a curiosidade que esta faixa etária tanto demanda pelas sonâncias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *